Por que castrar seu animal é um ato de amor


No Brasil, ainda é bastante comum as pessoas sentirem pena de castrar seus animais, ou acharem que deixá-los procriar é algo fundamental para o bem-estar deles. Ambos raciocínios são equivocados. Castrar animais domésticos não é somente bom para eles, mas também é fundamental para mudarmos a triste realidade de cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, que sofrem de desnutrição e doenças não tratadas nas ruas do nosso país.
Cães e gatos castrados vivem mais
Uma pesquisa realizada pelo Hospital Veterinário de Banfield, nos EUA, mostra que cães machos que são castrados vivem em média 18% a mais do que os não castrados e fêmeas castradas vivem 23% a mais. Esses dados são principalmente justificados pelo fato de que animais não castrados têm mais propensão para fugir, assim estando mais expostos a brigas com outros animais e a serem vítimas de atropelamentos. Cães e gatos castrados também têm menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como de mama, útero, ovário e testículo, e as fêmeas ficam protegidas contra piometra e gravidez psicológica.
Achar que seu animal quer fazer sexo é um antropomorfismo
O desejo sexual em cães e gatos não acontece da mesma forma que em seres humanos. A libido em cães e gatos não é rotineira, mas sim somente induzida por hormônios e odor de fêmeas no cio. Ou seja, seu cão ou seu gato não deseja fazer sexo como você. Animais castrados não reagem aos estímulos hormonais e odoríferos, e por isso não ‘sofrerão’ ao serem privados de procriar.
Além disso, a castração em animais jovens, ou seja, antes de atingirem a maturidade sexual, elimina completamente a reposta a estímulos reprodutivos. Comportamentos indesejados, como agressividade, marcação por urina em machos, fugas frequentes, latidos excessivos e monta em outros animais, não são desenvolvidos. Em animais que já atingiram a puberdade, esses comportamentos também são reduzidos de forma significativa com a castração, e os animais também obtêm os benefícios para sua saúde e bem-estar.
Se você ama o seu animal de estimação, estenda seu amor aos outros animais
Por mais cuidadoso que você seja com seu animal, você dificilmente será totalmente capaz de prevenir que ele fuja e procrie com outro animal, ou garantir que todos os filhotes dele sejam doados a pessoas que não irão abandoná-los ou reproduzi-los de forma irresponsável.
A grande maioria dos cerca de 30 milhões de cães e gatos que vivem nas ruas já teve um lar. Nas ruas, eles são expostos a doenças, desnutrição, maus-tratos, acidentes e brigas. Ou seja: sofrem diariamente. Ademais, essa situação permite que os animais se reproduzam indiscriminadamente e aumenta ainda mais o número de animais nas ruas. As estimativas são alarmantes: apenas uma cadela não castrada e seus filhotes podem geram cerca de 67 mil outros animais em um período de seis anos. Em sete anos, uma gata não castrada e seus filhotes podem gerar cerca de 370 mil filhotes.
Para tentar conter essa situação, milhares de organizações governamentais em todo o Brasil trabalham incansavelmente em mutirões de castração com o intuito de poupar animais de uma vida de sofrimento nas ruas. Nós, do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), acabamos de voltar de uma expedição no Amazonas que teve o intuito de construir um paradigma mais sustentável para centenas de animais abandonados na cidade de Tefé.
Nós, e todas as outras organizações de proteção animal que realizam esse tipo de trabalho no Brasil, gostaríamos de construir um Brasil onde a existência de animais abandonados seja uma coisa do passado, e você pode nos ajudar. Além de castrar seu pet, assim garantindo benefícios inquestionáveis para o bem-estar e a saúde dele, você pode ir além. Estenda o seu amor a outros animais ao passar essa mensagem adiante. E, se você puder, identifique uma organização de confiança e seja um colaborador dessa causa. Castrar seu pet e outros animais é um ator de amor. Com toda certeza, os animais agradecem!
Fonte: Brasil Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário