Gatos domésticos estão mais diabéticos e obesos do que nunca



Pelo que se pode perceber, os humanos não são os únicos acometidos por problemas de saúde por causa de sua dieta nos últimos tempos. Casos de diabetes e obesidade têm sido diagnosticados em gatos domésticos com mais frequência do que nunca. As informações são da Ecorazzi.

De acordo com a Dra. Jennifer Scarlett, da SPCA de San Francisco (EUA), estima-se que atualmente 60% dos gatos nos Estados Unidos estejam obesos ou acima do peso.

“Isso representa aproximadamente 43 milhões de gatos, sendo que um em cada 400 gatos é diabético”, complementou ela.

As principais razões para estas taxas são, sem surpresa, uma dieta inadequada e a vida sedentária. A falta de atividade física e de nutrição apropriada leva os gatos a desenvolver diabetes do tipo II, uma vez que a sua insulina não consegue realizar sua função da maneira correta.

“A insulina serve para puxar a glicose da corrente sanguínea para as células, para que estas possam usá-la”, explicou a Dra. Scarlett. “Então quando não temos insulina ou não podemos usá-la, somos incapazes de usar a glicose, o que significa que não temos energia e começamos a queimar gordura e outras proteínas no nosso corpo”.

A boa notícia é que, se passar a ser ministrada uma dieta de baixa dosagem de carboidratos, os gatos irão perder peso e, assim como os humanos, algumas vezes podem reverter o quadro de diabetes.

“Muitos gatos entram em remissão diabética e nem precisam ser tratados da doença”, disse ela.

Alguns sinais de que o gato pode estar em risco de desenvolver diabetes é quando ele está bebendo muita água, urinando em quantidade maior que o usual ou simplesmente comendo mais e ao mesmo tempo não ganhando peso. A qualquer sinal suspeito, o animal deve ser levado a um veterinário para que este possa realizar exames e dar o diagnóstico adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário