Clamídia requer cuidados com os olhos dos gatos



Saiba como proteger seu gatinho desta doença que afeta o trato respiratório e ocular .



Considerada uma doença contagiosa, a bactéria Clamidia Psitacci, conhecida como clamidiose felina, provoca sintomas como os da conjuntivite e rinite nos gatos. O contato de um gato contaminado com um animal saudável é a principal forma de transmissão da doença que atinge principalmente um grande número de animais que vivem juntos. 

Os principais sintomas da doença são febre, espirros, tosse e uma inflamação da mucosa ocular. Embora, a doença possa ser assintomática, ela pode ser percebida claramente com os sinais de conjuntivite, já que os olhos dos animais ficam vermelhos e com corrimentos parecidos com pus.

Por ser uma doença contagiosa, a clamidiose felina pode começar em apenas um dos olhos do gatinho e rapidamente ir para o outro. Além disso, podem aparecer sintomas da gripe felina, dificultando a respiração e apresentando sintomas de rinite. A junção de todos esses sintomas e a falta de tratamento adequado pode desencadear uma pneumonia, principalmente em filhotes que são mais frágeis.
Tratamento

Se a animal apresentar comportamento fora do habitual, como passar grande parte do dia deitado e não reagir a estímulos para brincar ou comer, dar espirros constantes, e aparecer acúmulo de secreção, que pode ser pus, o mais indicado é levar ao veterinário que através de exames e perguntas sobre o comportamento do animal poderá dar um diagnóstico mais preciso da doença.

O tratamento da clamidiose felina é feito de acordo com o estado clínico do animal e inclui desde a aplicação de colírios, limpeza da região ocular com soluções fisiológicas, até o uso de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário