Cães também têm TOC!

Correr atrás do próprio rabo pode ser um dos sintomas do TOC canino

Manias estranhas podem, na verdade, ser uma doença psíquica; saiba quais raças são mais propensas ao problema.

Mania de lavar as mãos várias vezes, confirmar se a porta está realmente fechada, necessidade de colocar objetos em lugares específicos. O que parece uma mania pode, na verdade, ser indício de que uma pessoa sofre de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), comum em diversos indivíduos. Porém, os cães também podem sofrer do mesmo mal, segundo pesquisas.

O estranho comportamento que alguns cachorros têm de correr atrás do próprio rabo ou sombra, assim como chupar o cobertor como se fosse a própria chupeta são indícios de TOC canino.

Um estudo promovido por cientistas do Instituto Broad da Universidade Harvard afirma que quatro genes estão ligados a este tipo de comportamento. E, segundo a bióloga Elinor Karlsson, estas descobertas podem representar uma melhoria muito grande na qualidade de vida dos cães, já que o TOC tende a ser uma doença psíquica hereditária.

Alguns antidepressivos caninos podem ajudar a diminuir sintomas da doença, mas a pesquisadora alerta para os riscos de efeitos colaterais indesejados.

Segundo dados fornecidos por pesquisadores de Harvard, algumas raças estão mais propícias a desenvolver esta disfunção, como cães da raça dobermann.

Apesar das descobertas, Janice Kloer- Matznick, pesquisadora comportamental que estuda a origem dos cães, em Central Point, Oregon, não esconde que as novidades estão ainda no começo e que há muito por fazer: “Há outras coisas que precisamos descobrir, como comportamentos anormais associados à interação dos alelos. Não existem evidências incontestáveis”, afirma.

Pelo visto, eis mais uma confirmação da proximidade comportamental de cachorros com os seres humanos.

PETMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário