Surdez canina: como perceber e lidar com um cão surdo?

Idade, acidentes e propensão de determinadas raças podem levar à perda da audição em cães.

Inúmeras razões podem fazer com que um cão fique, nasça ou, com o tempo, desenvolva a surdez. Embora possam existir diferentes graus da deficiência, os efeitos, infelizmente, costumam ser permanentes.

Existem raças mais propícias a nascerem surdas, como: Pit Bull Terrier, Beagle, Border Collie, Cocker Spaniel, Dálmata, Doberman Pincher, Maltês, Boxer, entre outros.

Há cães que podem perder a audição com a idade, de forma gradual e não notada pelos donos até que atinja um nível crítico. Os sinais da perda de audição incluem: não virar a cabeça na direção certa quando é chamado, precisar ser fisicamente acordado, balançar a cabeça mais vezes do que o normal, desconhecer comandos de voz, agir com surpresa quando é tocado e agressividade sem motivo aparente. Infelizmente, não há cura para surdezrelacionada à idade e nem genética.

O proprietário pode ensinar ao cão comandos com as mãos e por meio de sinais de luz, assim como bater palmas ou os pés para que o pet sinta as vibrações.

Anomalias e lesões no ouvido externo, no tímpano, no ouvido médio e nos nervos podem causar a surdez de condução – acidentes graves, tumores no cérebro, ou uma otite severa e mal tratada são mais quadros de desenvolvimento do problema (o canal auditivo fica bloqueado por tecidos cicatriciais afetando a capacidade de audição). Infecções virais, como a cinomose, a doença de Cushing e acidentes vasculares cerebrais podem causar problemas de surdez.

Já a surdez congênita implica que os cães são surdos desde o nascimento. O problema pode ser vivido pelo feto no útero, devido a medicamentos dados para a fêmea ao tratar infecções intra-uterinas. A razão também pode ser genética.

Certos remédios, principalmente os antibióticos, podem destruir as células cocleares dos ouvidos. Excesso de barulho, anestesia local e acúmulo de cera também são mais causas comuns.

Se o cão for surdo apenas de um ouvido, torna-se mais difícil avaliar as condições de saúde. O único sinal poderá ser detectado quando o pet parecer estar confuso ao localizar um ruído ou barulho.

Aparelhos auditivos podem ser utilizados para amplificar os sons e constantes pesquisam sempre avaliam a eficiência de implantes cocleares. Para os casos não tratáveis, os proprietários devem treinar seus animais para obedecerem a comandos manuais, além de um cuidado extra ao levá-los para locais públicos. De acordo com cada caso, exames mais específicos podem ser feitos para tratamentos alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário