Saiba identificar os sinais de afeto dos gatos e quais cuidados são necessários para criá-los



É cada vez maior a procura por gatos pelos brasileiros. Por serem mais independentes e exigirem menos cuidados em relação ao manejo diário, esses animais têm chamado a atenção das pessoas e do mercado pet, que tem trazido produtos cada vez mais diferenciados, voltados para essa espécie.

Em 2010, havia 18,3 milhões de gatos no país, em 2012, esse número chegou a 21,3 milhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

Entre as novidades há arranhadores decorativos que combinam com a casa, caixas de areia descartáveis e biodegradáveis, maior variedade de rações (específicas por raças, doenças e até faixa etária) e de petiscos diversos, além de brinquedos, babá para quando ficam sozinhos, inúmeros tipos de areia e bebedouros automáticos, já que esses bichinhos adoram matar a sede em água corrente.

“O número de produtos triplicou nos últimos anos. É só observar o aumento de gôndolas específicas para felinos nos pet shops”, avalia a Dra Roberta Martin, veterinária especialista em felinos do Pet Center Marginal/Petz.

Mesmo sendo mais independentes que o cão, os felinos, em sua maioria, são bem sociáveis, por isso precisam e gostam muito da companhia das pessoas da casa. Além das vacinas e visitas periódicas ao veterinário responsável, é importante estimular as brincadeiras, oferecer ração de qualidade, garantir a segurança deles na casa (com redes nas janelas) e evitar objetos e fios pelo chão, já que de tão curiosos, podem engolir, alerta a veterinária.

Hoje já existem móveis e decorações de ambientes bem interessantes e bonitos voltados para os bichanos, para estimular o animal a se exercitar,aliviar o estresse, a se esconder quando se sentir ameaçado e até mesmo caçar as “presas”/brinquedos e/ou petiscos que o tutor pode esconder em locais específicos.

As caixas de areia devem estar sempre em ordem, afinal os felinos são animais extremamente limpos. O ideal é higienizá-las toda vez que o animal fizer as necessidades e limpá-las com água e sabão a cada quatro dias pelo menos, caso não puder fazer diariamente. A areia deve ser escolhida de acordo com a aceitação de cada animal sendo de melhores escolhas as de grãos mais grossos que fazem menos poeira e as sílicas.

Os arranhadores e tapetes de sisal espalhados pela casa são importantes para que possam afiar as unhas e não estragar os móveis.

Uma dica interessante é a de escovar a pelagem do animal com rasqueadeira, se possível diariamente. “Bastam 5 minutinhos de escovação que, além de tornar uma forma de carinho, ajuda a retirar a pelagem morta, evitando assim a ingestão desses pelos.

Os gatos também amam

Assim como o cão, o gato possui maneiras específicas de mostrar afeto em relação aos humanos. Um dos sinais mais comuns que identifica o amor dos gatos pelos humanos é quando eles se esfregam em nossas pernas, em nossas faces ou pescoço, principalmente a região da cabeça.

“É assim que eles deixam o cheiro deles no corpo dos humanos, uma demonstração corporal territorialista, mas ao meu ver também de amor e confiança. Também gostam de tocar ou lamber o nariz do dono como demonstração de afeto”, informa a Dra. Roberta.

O fato do gatinho estar sempre ao seu lado, seja na cama, no sofá próximo a sua cabeça e no computador – às vezes impedindo que trabalhe, são outras demonstrações explícitas de amor.

Gatos, em geral, não gostam de contatos com os olhos, mas fazem isso com os mais íntimos para demostrar afeto. Se eles encaram o tutor e piscam lentamente, significa que realmente gostam daquela pessoa e confiam nela.

Presentinhos fora de hora, como animais caçados ou até os brinquedos, também provam que os gatos se importam com você. E, por fim, há o ronronar – barulhinho que eles fazem quando se sentem bem ao seu lado, e as massagens com as patinhas (o famoso amassar pãozinho!) – outra demonstração de carinho.
Fonte: BONDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário