Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar



O primeiro que pensamos quando escutamos um filhote de cachorro chorando é que ele está sofrendo; este som pode ser tão desconcertante e triste que gera em nós o desejo de proteger e mimá-lo. Mas os animais, assim como nós, não choram só por dor, pois através do choro expressam uma grande variedade de emoções que devemos aprender a detectar para saber como atuar.

Por que os cães choram?

O primeiro que devemos ter muito claro são as razões que normalmente fazem um filhote de cachorro chorar, deste modo poderemos atuar adequadamente.

Entre as causas habituais temos:

O filhote de cachorro se sente sozinho e desprotegido porque foi separado da matilha; o choro ocorre nos primeiros dias, principalmente à noite.

Quando o animal sofre de ansiedade por separação ou medo de ficar sozinho também é normal que chore. Ele tenta com isto captar a atenção de seu tutor para que o acompanhe e atenda.

Também é uma via para expressar a dor, mal-estar, a sede ou a fome.

Por último, o choro é uma forma de manipulação que aplicam alguns cães quando sabem que ao chorar obterão carinho e atenção.

Como fazer um filhote parar de chorar durante a noite

Os cães são animais que crescem e convivem em matilha, por isso quando seu animal é separado de sua mãe e irmãos é normal que se sinta sozinho e desprotegido. Isto gera no cão uma sensação de insegurança que deve ser adequadamente atendida por nós.

Para fazer um filhote de cachorro parar de chorar nestes casos, é bom que a cama do animal esteja à vista e não muito afastada do lugar onde dorme, para dar a ele segurança. Em sua cama é conveniente que coloque pelo menos um ursinho de pelúcia de um bom tamanho que simule o corpo de sua mãe ou de outro filhote, proporcionando a ele calor e conforto. Um bom truque também é colocar um despertador sob a colcha da sua cama; o tique-taque das agulhas simulará o batimento do coração de outro animal, acalmando seu bichinho.

Você deverá ensinar o cão que agora ele é parte de sua matilha, por isso dê muito carinho e passe com ele pelo menos meia hora por dia brincando, isto ajudará a combater o tédio e a estreitar laços.

Evitar que o cachorro chore quando está sozinho

A ansiedade por separação e a ansiedade no geral são dois dos motivos que podem fazer com que o animal passe uma tarde inteira chorando enquanto está sozinho em casa. Isto pode se transformar em um grande problema para os vizinhos e também para você, por isso é preciso atuar o quanto antes.

Para começar é importantíssimo passear seu animal sempre que for possível levando-o à rua. O exercício físico é fundamental para diminuir a ansiedade do cachorro e evitar este choro nervoso. Deixar o rádio ligado é uma estratégia que muitos usam para que o animal não se sinta tão sozinho ao escutar vozes, e a verdade é que funciona muito bem, mas não é a única coisa que podemos fazer. Também é importante que o cão tenha brinquedos à mão para se entreter durante a sua ausência, caso contrário seus móveis e objetos se converterão nas vítimas de sua solidão e tédio. Deixar um brinquedo que ele adora apenas nos momentos que passa sozinho ajudará a que ele associe esse momento com algo positivo, diminuindo o mal-estar.

E se o choro do filhote de cachorro for repentino e constante?

Se seu cachorro não chorava ou você tinha conseguido acalmar esse comportamento e, de forma repentina, começa a fazer isso, é importante se aproximar e examiná-lo para ter a certeza de que está bem. Revise muito bem suas patas e todo o seu corpo; se ao tocar em alguma área o animal chorar ou se queixar com mais força, então é possível que tenha se machucado. Neste caso o melhor é visitar um veterinário.

Da mesma forma, se o choro aparecer e o animal não quiser comer ou beber água, também é bom visitar um especialista.

Fonte: Umcomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário