Saiba por que seu animal doméstico precisa ser vacinado



Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os filhotes e os animais idosos são os mais vulneráveis às doenças, e não há por que temer às aplicações. “As vacinas são aplicações rápidas e indolores que podem evitar doenças bastante graves e difíceis de tratar”, explica.Quem tem um animal doméstico não deve pensar duas vezes sobre os cuidados com a saúde do amigão: a vacinação é um item fundamental para o bom desenvolvimento do bicho. Elas previnem várias doenças infectocontagiosas que infelizmente são muito comuns e podem levar ao óbito.
As doenças mais comuns que podem acometer os bichos, no caso dos cães, são a Cinomose, a Parvovirose, a Leptospirose, a Coronavirose, a Hepatite infecciosa, Adenovírus e Parainfluenza. Para os gatos, as vacinas podem prevenir a Calicevirose, a Rinotraqueíte, a Panleucopenia e a Clamidiose dos Felinos.
Em alguns casos raros podem ocorrer efeitos colaterais. A reação é alérgica, e não há como prevê-la. Segundo a veterinária, “a incidência de reação alérgica (com ou sem o choque anafilático) é muito menor quando se usa boas vacinas, de uso exclusivo de médicos veterinários, e quando é feita uma avaliação meticulosa do paciente que irá recebê-la.” As vacinações precisam ser feitas periodicamente, seguindo o protocolo próprio de cada vacina para filhotes ou adultos.
Atenção, também, para os vermífugos. Eles devem ser feitos a cada três meses, mas é preciso ficar atento aos sinais de infestação por vermes, principalmente em animais que têm contato com outros animais mesmo que pelo portão, que têm acesso à rua ou frequentam parques. “Filhotes e cães idosos podem ser os mais afetados, podendo até mesmo falecer em casos mais graves”, resume Rhéa.
Centro de Imunização
Agora o HV Pró Vita conta com o Centro de Imunização, novo espaço localizado no próprio hospital dedicado para as aplicações de vacinas e também para o armazenamento delas. O Centro de Imunização é uma iniciativa em parceria com o fornecedor de vacinas Merial, através do Sistema de Imunização Merial (SIM), oferecendo maior controle e garantia da qualidade das vacinas utilizadas. Inovação, tecnologia e qualidade para os pacientes.
Vacinação nas viagens
Para quem está planejando viajar com o animal nas próximas férias, é importante checar as vacinas. A vacinação deve estar em dia. Alguns destinos, principalmente regiões mais quentes, são regiões endêmicas de certas doenças muito sérias que necessitam de vacinação especial
Muito importante também é a aplicação de produtos que previnem contra pulgas e carrapatos, que podem ser vetores de doenças graves. Esses cuidados não estão restritos ao verão, porém a incidência destes parasitos é maior no clima quente. O uso de vermífugos periodicamente também é necessário.
Com informações de Paran@shop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário