Ciúmes entre cães, como lidar?

Se não for cuidado, pode ficar bem grave. Fonte: Flickr.
Se não for cuidado, pode ficar bem grave. Fonte: Flickr.




Dicas e recomendações para que seus animais não sejam ciumentos


Para muitos, ter mais de um cãozinho em casa é motivo de alegria. Mais um para brincar, mais um pra fazer carinho e um novo amigo para o seu outro cão. É normal as pessoas adotarem um segundo animal para que o primeiro não se sinta tão sozinho. No entanto, essa convivência pode ser perigosa se os devidos cuidados não forem tomados.





Um gesto comum é quando estamos fazendo carinho em um cão e um segundo animal se aproxima, nós passamos a dividir nossa atenção entre os dois cachorros. Mas isso na verdade ajuda na hora do ciúme atacar, porque, para o primeiro cão, ele está perdendo a atenção que você tinha nele associando o segundo cachorro com algo negativo do tipo “Ele está roubando meu dono de mim”. Através desse pensamento, o primeiro cão pode atacar o segundo por puro ciúme.

Uma dica é tentar transformar essa associação ruim em uma coisa boa. Quando o segundo cachorro se aproximar de você, dê mais atenção para o primeiro. Faça um carinho mais intenso, mais gostoso e se possível dê alguns petiscos para o primeiro cão. Assim que o segundo animal de afastar, pare os carinhos no primeiro. Dessa forma ele associará a presença de um outro animal a coisas positivas, como os carinhos, e não terá mais reações negativas com o segundo cão.

O ciúme se dá porque os animais veem seus donos como uma posse. É importante que você mostre que é o líder da matilha, principalmente para o cão dominante, assim ele associa que você é a autoridade e vai te obedecer quando tiver um ataque de ciúme. Sempre que essas manifestações acontecerem (preste atenção se, na aproximação do segundo cão o primeiro late ou rosna para ele), não hesite em dar broncas ou produzir um som alto o suficiente que tire o foco dos cães da briga e sim volte-os para você.

Se as manifestações de ciúme são somente latidos ou rosnados então não precisa se preocupar, é só seguir as recomendações, ser disciplinado e paciente que seus cães aprenderão a não sentirem mais ciúmes. No entanto, se a situação ficar mais grave ao ponto deles começarem a se morder, se perseguirem e ficarem extremamente agressivos um com o outro, é preciso procurar um profissional especializado em comportamento animal.

Outra dica importante é que você socialize seus cães com o máximo de pessoas e animais possíveis, assim ele se acostumará com mais de um elemento se aproximando tanto dele quanto de você e não manifestará o ciúme.

PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário