Vereadores proíbem realização de rodeios em Santana de Parnaíba (SP)


Durante a sessão desta terça-feira (2), a Câmara de Santana de Parnaíba aprovou por nove votos favoráveis e cinco abstenções o Projeto de Lei 199/2014, que trata da proibição de rodeios no município. A iniciativa é de autoria dos vereadores Angelo da Silva, Dr. Rogério, Nequinho Desanti, Guilherme Correia, Chiquinho Miguel, Régis Salles, Ronaldo Santos e Vicente Augusto.

O Projeto de Lei, que segue para apreciação do chefe do Executivo, altera artigo da Lei Municipal 3259 de 26 de abril de 2013, que autoriza a realização de rodeios na cidade. Se sancionada pelo prefeito, a alteração na lei também irá proibir vaquejadas, touradas e outros espetáculos ou exibições públicas em que equídeos e bovinos são utilizados.

Vereador e presidente da Câmara, Nequinho Desanti enfatiza a conquista em prol dos animais. “Há um clamor público mundial para cessar a prática de tais eventos. Além disso, não é tradição do município realizar ou apoiar iniciativas que maltratam animais, como é o caso dos rodeios”.

Angelo da Silva lembra que os shows podem ser realizados. “Não há sentido ter rodeios em Santana de Parnaíba, mas os shows devem ser mantidos, como prevê a lei”, destacou. “As festas são tradicionais na cidade, os maus-tratos aos animais não”, acrescentou Dr. Rogério, que já propôs nome para o evento a ser realizado em 2015 na festa de aniversário da cidade: Parnaíba Festival Music.

“O projeto vem ao encontro dos anseios da atual sociedade que visa ações que respeitem os animais”, enfatizou Ronaldo Santos, que também defende, como os demais vereadores, a continuidade dos shows na cidade.

Agnaldo Moreno afirma que é o momento para votar contra a realização dos rodeios. “Voto a favor da mudança na lei. Ano que vem não terá rodeio, mas sim uma grande festa para a população parnaibana”.

Os vereadores Chiquinho e Régis Salles também se manifestaram durante a votação do projeto e ressaltaram que a Câmara Municipal é contra o rodeio por não ser um evento tradicional no município, como acontece em Barretos. “Nossa população merece grandes festas, para comemorar o aniversário da cidade, e não a prática do rodeio”, afirmou Chiquinho.

Guilherme Correia lembrou que a Câmara cometeu um erro ao aprovar lei que autorizava a realização de rodeios em Santana de Parnaíba. “Mas o maior erro é não corrigir o que foi feito. E nós estamos acertando. Nunca mais teremos rodeio em Santana de Parnaíba.”

“A falha que cometemos no passado está sendo corrigida neste momento”, finalizou Nequinho Desanti. Se abstiveram de votar no projeto os vereadores Nilson Cadeirante, Amâncio Neto, Alemão da Banca, Marcos O Tonho e Zé Cardoso.

Fonte: Correio Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário