Como cortar a unha do seu cachorro


Conheça dicas valiosas e aprenda a cortar as unhas do seu cão de maneira segura.


Se engana quem pensa que a manutenção em dia das unhas do cachorro é apenas por aparência. Na verdade, é um cuidado básico de saúde, já que, quando as unhas estão muito grandes, além de causar desconforto no animal quando ele se locomove, elas podem quebrar, deixando o pet aberto a uma infecção; ou envergar, influenciando em sua postura ou até mesmo perfurando a carne.

Geralmente, pets que não passeiam muito, pets idosos, ou que têm mais contato com superfícies lisas (como os que moram em apartamento), precisam que suas unhas sejam cortadas mais vezes. No caso de animais mais ativos, as unhas são naturalmente reduzidas com o exercício.

Separamos informações e o passo a passo para tutores que desejam aprender a cortar a unha de seus cães em casa, sem depender sempre exclusivamente de groomers e médicos veterinários. Além disso, há dicas para tornar o momento menos estressante, para humanos e cachorros.

Por que é preciso ter um cuidado especial na hora de cortar as unhas do cão?

A unha do cachorro possui vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central, conhecido como sabugo. Quando cortado, o cachorro sente muita dor e perde sangue.

Quantas vezes você deve aparar a unha do seu cachorro?

Idealmente, corte a unha do seu cão a cada 1 ou 2 semanas e desde filhote. É importante não deixá-las muito grandes e sempre mantê-las no tamanho certo. Como a veia cresce à medida que a unha aumenta, se deixá-las sem cortar por muito tempo, a veia fica mais próxima da extremidade, assim ficando com uma chance maior de cortá-la.

Como saber que está na hora de cortar a unha?

Geralmente, quando você escutar o barulhinho das unhas batendo no chão, está na hora de apará-las. Uma vez que você começar a ser responsável por cortar as unhas, irá se acostumar ao tamanho e passará a saber visualmente se ela já está muito longa.

Como transformar o momento de cortar as unhas do seu cão mais tranquilo?

É preciso acostumar o seu cachorro a, primeiramente, ser tocado nas patas. É comum ver cães que não se sentem confortáveis com esse momento, seja porque esse é uma área vulnerável, ou porque eles se machucaram cortando as unhas em outro momento e acabaram associando a algo negativo.

Gradativamente, vá tocando na pata do seu cão, relacionando a algo gostoso e uma troca entre tutor e pet. Uma massagem de leve na almofada, respeitando o tempo do seu cão.

E quando falamos em respeitar o tempo, tudo vai depender de cada animal. O importante é que você continue tentando, todos os dias e nos momentos que o seu cão está bem tranquilo. Exemplos: Está vendo televisão, os dois juntinhos no sofá? Faça massagem! Após, vá evoluindo e toque não só na pata, mas também nas unhas.

Kit cortador de unhas


Existem dois tipos de cortador de unha: Alicate e Guilhotina. O cortador estilo guilhotina tem um buraco onde a unha vai e uma lâmina move para cortá-la uma vez que a pessoa aperta as alças. O cortador do tipo alicate funciona como um par de tesouras normal. Você abre e coloca a ponta da unha do seu cão entre as lâminas para prepará-la. Visite um profissional para te indicar qual dos dois é o melhor para o seu cachorro.

Lixa – Se a unha talhar, a lixa serve para dar um acabamento. Há ainda uma opção de lixa, chamada Pedi Paws, ou lixa prêmio, que é um instrumento com motor que possui uma lixa dentro e pode ser uma alternativa mais fácil para tutores inexperientes.

Pó Hemostático – É importante para estancar o sangue, caso necessário.

Bifinhos – Dar alguns pedacinhos de bifinho é uma forma de, através do reforço positivo, o pet entender que aquela situação pode ser boa. Sempre mantendo a atenção na quantidade.

Cortando a unha do seu cachorro

  • Separe o kit cortador de unhas e escolha um momento que o seu cão está tranquilo, por exemplo, pode ser depois de um cochilo;
  • Pegue a pata do seu cachorro e segure-a com firmeza, mas com suavidade para não machucá-lo;
  • Comece pela extremidade da unha e corte em ângulo de 45 º, direcionando para a unha o bordo cortante do cortador;
  • Sempre tenha cuidado com o sabugo. Em unhas brancas, a área rosada é bem visível e torna mais fácil o corte. Em unhas escuras e pretas, vá aparando aos poucos. Observe dentro da unha, quando começar a aparecer na região do corte um circulo cinzento (ou branco, no caso das unhas brancas), está chegando perto do sabugo e está na hora de parar;
  • Se você cortar o sabugo, não fique nervoso e aplique com pressão um pedaço de algodão com pó hemostático. Se o sangue não estancar, consulte o seu veterinário;
  • Não esqueça de cortar a unha do esporão, localizada na parte interior da pata.
  • Para finalizar o corte da unha, dê o acabamento com uma lixa;
  • Não deixe de dar pequenos pedaços de bifinhos para recompensar o momento;

Dica especial: Se você não está se sentindo seguro para cortar a unha do seu cão, leve-o para um profissional.

A melhor maneira de aprender é consultar um médico veterinário ou tosadores profissionais para que, pessoalmente, eles possam ensinar como é a maneira correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário