Dermatite pode ser sinal de estresse



Feridas, coceiras e lambidas compulsivas são sinais de que algo pode estar errado com o comportamento do seu amigo


Muitas vezes o problema de pele no pet pode ser sinal de que o animal está estressado e o problema pode ser psicológico, devemos ficar atentos e reconhecer os sintomas para oferecer um tratamento adequado.

Problemas de pele em pets podem ser mais comuns do que se imagina, mas primeiro a causa deve ser identificada para depois procurar uma solução. O problema de pele cujo culpado é o stress chama-se dermatite psicogênica ou granuloma de lambedura.

Este problema de pele é caracterizado por feridas de aspecto grosseiro e, às vezes, podendo até virar uma ulceração, normalmente é localizada nas extremidades do animal, mas isso não é regra.

Infecções fúngicas ou bacterianas, traumas, alergias, neoplasias, hipotireoidismo, osteopatia entre outros devem ser descartados. Em alguns casos o diagnóstico fica mais difícil, pois as duas causas podem estar associadas.

Assim como nós, os pets ficam tristes e estressados. Eles são seres muito sensíveis aos estímulos externos e qualquer mudança no ambiente ou da rotina os afeta brutalmente. Os donos de pets devem ficar atentos ao comportamento do animal e sempre verificar se há feridas pelo corpo do bichano.

O problema começa com lambidas compulsivas no mesmo lugar, basicamente o animal lambe até virar ferida, e o machucado não cicatriza pois ele continua lambendo. É um problema que afeta tanto gatos quanto cachorros.

Sintomas e sinais da Dermatite Psicogênica

Ferida de placa firme e de aspecto grosso;
Formato da ferida oval e espessado;
Ausência de pelos no local da ferida;

Fatores e possíveis causadores

Tédio;
Falta de estímulo ambiental;
Ansiedade de separação;
Chegada de um novo animal ou bebê;
Alterações da rotina;
Fobia por barulho;

Fatores que predispõem o animal
Predisposição racial;
Estilo de vida;
Natureza do animal ser nervosa;
Tratamento

É de extrema importância levar seu animal ao veterinário para que ele possa ser diagnosticado corretamente e receber o tratamento apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário