Pulgas e carrapatos podem transmitir tênia para os gatos



Hábito de se lamber deixa os felinos mais suscetíveis ao problema, uma vez que eles acabam ingerindo os parasitas

O combate dos parasitas deve ser feito com medicamentos específicos para felinos indicados por um veterinário

As famosas chuvas de maio são um verdadeiro perigo para os animais de estimação. Isso porque em períodos quentes e chuvosos são comuns infestações de pulgas e carrapatos.

Os gatos, em especial, necessitam de cuidados extras, uma vez que além da coceira e alergia causados pelos parasitas, os bichanos correm o risco de desenvolver doenças mais sérias causadas pela ingestão de pulgas. “Com o hábito de se lamber, os gatos costumam retirar dos pelos e engolir eventualmente ectoparasitas”, explica Vanessa Lopes, responsável técnica do laboratório veterinário Mundo Animal.

Segundo a veterinária, além da questão da higiene, ao ingerir pulgas e carrapatos o felino pode adquirir verminoses como o Dipylidium Caninum, um parasita do grupo das solitárias/tênias. “Os gatos podem se infestar quando se lambem. Assim, acabam ingerindo pulgas ou piolhos contaminados, que morrem dentro do animal, liberando a larva da tênia”, detalha Vanessa.


Ainda segundo a especialista, os gatos que possuem hábitos externos correm maior risco de adquirir pulgas e carrapatos, pois eles podem trazê-los da rua e contaminar todo o ambiente, assim como outros animais que possam conviver na mesma casa. “É importante estar sempre atento e realizar consultas preventivas”, indica Vanessa.

Além da tênia, existem diversos ectoparasitas que podem afetar os felinos - e cada um deles traz sinais clínicos diferentes. Entre as doenças mais comuns – que podem, inclusive, levar o animal a óbito - estão a erliquiose, que causa infecção crônica, e a babesiose, que tem como consequência a infecção dos glóbulos vermelhos. Ainda não existe vacina para essas doenças, portanto a prevenção é a melhor forma de evitá-las.

Prevenção e tratamento

Segundo a veterinária a melhor forma de prevenção é o controle ambiental. “É indicado que se faça a limpeza com produtos específicos para combater os ectoparasitas presentes no local em que animal e dono habitam”, esclarece.

Produtos à base da substância deltametrina e permetrina são os mais eficientes neste caso. “Mas é sempre importante tomar cuidado porque os felinos são sensíveis a piretróides, compostos químicos presentes nos inseticidas. Então, o recomendado é retirá-los do local, limpar o ambiente, esperar secar bem e, só então trazê-los de volta”, detalha.

Nos casos em que a prevenção não foi suficiente e o gato adquiriu pulgas e carrapatos, é indicado o combate do problema com medicamento receitado por um veterinário, que levará em conta o porte, a idade e a raça do animal. Durante o tratamento, o dono pode complementar o combate aos ectoparasitas com outros produtos de higiene antiparasitária, como sabonetes, shampoos, banho seco e talcos.

Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário