11 razões pelas quais seu amor por gatos te faz mais feliz e mais saudável

Fãs de felinos, alegrai-vos: o gato não é só uma bola peluda e fofinha – ele também faz muito bem para sua saúde.
Mesmo os que preferem cachorros não podem negar os benefícios de cuidar de um amigo peludo de qualquer espécie. A ciência mostra que bichos domésticos podem ajudar a prevenir alergias em crianças, a evitar infecções respiratórias, a melhorar o humor e a dar um gás na auto-estima.
Se você é uma louca dos gatos ou um cara pronto para anunciar em público sua paixão por seu amigo felino, prepare-se para comemorar os muitos prós de ser tutor de um gato – sem qualquer estereótipo negativo.
Eis 11 razões pelas quais deveríamos apreciar a presença dos gatinhos em nossas vidas.
Eles fazem bem para o coração.
Segundo um estudo de 2008 de pesquisadores da Universidade de Minnesota, tutores de gatos têm menor probabilidade de morrer de ataque do coração. Monitorando quase 4 500 pessoas (três de cada cinco participantes tinham gato) durante dez anos, os pesquisadores determinaram que os tutores de gato tinham 30% menos chances de morrer de ataque do coração em comparação com quem não tinha gatos. Uma continuação do estudo, em 2009 mostrou que ter um gato estava associado a menor risco de morte por doenças cardiovasculares, incluindo derrames.
Eles praticamente inventaram o cochilo.
Os gatos não só dão valor ao sono como são uma graça quando estão dormindo! Estudos mostram que uma soneca no meio do dia faz maravilhas para o estado de alerta, a memória, a criatividade, a produtividade e o humor em geral. Então, se você não quer cochilar sozinho, agarre seu gatinho e tire um descanso de 20 minutos hoje.
Eles não se abalam com os fracassos.
Gatos podem cair quantas vezes for necessário, mas se levantam e tentam de novo.
Eles têm um espírito resiliente e provavelmente sabem melhor que nós que cometer um ou outro erro não significa que sejamos incapazes de alcançar o sucesso que almejamos a longo prazo. Não é à toa que eles têm sete vidas.
O ronronar acalma os nervos.
Estudos mostram que o ronronar dos gatos ajuda a baixar o estresse e a pressão arterial dos tutores. Além disso, os gatos ronronam em vibrações que vão de 20 a 140 hertz, uma frequência que ajudaria na cura de várias doenças, segundo a Scientific American. Como se você precisasse de mais motivos para fazer carinho atrás da orelha do seu gatinho!
Eles vivem no presente.
Eles levam vidas muito menos estressadas que seus amigos humanos, é verdade, mas isso não diminui o crédito que eles merecem por ficar completamente parados, às vezes por horas, apreciando o momento presente. Do beiral da janeira ou do alto de uma estante, eles assistem a vida acontecer, tranquilos e serenos. Nós também podemos aproveitar os benefícios da meditação, caso sigamos o exemplo dos gatos.
Eles te matam de rir.
Qualquer tutor de gato vai te dizer que eles são uma graça – e muito engraçados. É impossível não rir (às vezes à custa dele) e depois tirar proveito desses acessos de riso.
No ano passado, pesquisadores da Universidade Loma Linda, na Califórnia, descobriram que assistir a 20 minutos de vídeos engraçados reduziu substancialmente os níveis de cortisol e melhorou a memória de curto prazo dos participantes da pesquisa.
Outras pesquisas associam as gargalhadas a um coração e um sistema imunológico mais fortes.
Eles nos ensinam a pensar estrategicamente.
Diferentemente dos cães, que não perdem uma oportunidade de correr para a porta, perseguir uma bola de tênis ou devorar qualquer comida que vejam pela frente, os gatos tendem a ser mais seletivos.
Eles observam com cuidado, pensam e refletem à distância antes de decidir se um determinado evento realmente merece sua atenção. Eles são ainda mais cuidadosos quando escalam móveis — e escolhem o melhor caminho para descer lá do alto.
Eles são pensativos, estratégicos e deliberados – todas características que seus tutores apreciam e esperam emular em suas vidas.
Eles podem ajudar os autistas a se comunicar.
Crianças e adultos autistas às vezes têm dificuldades para se comunicar com o mundo à sua volta. Mas a terapia com animais domésticos tem-se provado uma ferramenta útil.
Muitos autistas sentem uma conexão mais forte com animais que com outras pessoas. Um estudo francês de 2012 observou 40 crianças autistas e seus bichos e descobriu que elas ficavam mais calmas e socializavam com mais facilidade do que aquelas que não tinham animais em casa.
Eles associaram esse comportamento a uma produção maior do hormônio oxitocina. Esse hormônio, cuja produção pode ser disparada pelo ato de fazer carinho nos bichos, aumenta as sensações de confiança e amor.
Iris Grace Halmshaw, a menina de 5 anos da foto acima, foi diagnosticada com autismo em 2011. Sua gata Thula a ajudou a ter confiança suficiente para falar com os outros, além de servir de inspiração para pintar – outro componente da terapia.
Eles te ajudam no combate à depressão.
Acariciar um gato no seu colo não ajuda somente a aliviar o estresse. Essa companhia também melhora o humor e funciona como uma distração positiva para quem luta contra a depressão.
Além de companhia, os bichanos ajudam a estabelecer rotina, responsabilidade e atividade social em dias que talvez não contassem com esses componentes.
Todos os animais domésticos podem ajudar no combate à depressão, mas os gatos são especialmente calmos e pacíficos.
Essas características podem ser contagiosas, o que é importante para os tutores que sofrem de doenças mentais.
Eles sabem que não há problema em perder o controle de vez em quando.
Os gatos são conhecidos por seus comportamento calmo e reservado, mas não têm medo de perder o controle – físico e emocional – quando lhes dá na telha. E esse tipo de expressão também pode ajudar seus tutores.
Um estudo de 2012 da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard descobriu que reprimir emoções negativas pode ser tóxico para o corpo, aumentando o risco de morte por doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Psicólogos também descobriram que emoções negativas como tristeza, ansiedade, raiva e culpa podem ser positivas se a pessoa se permitir vivenciar completamente o que estiver sentindo.
Eles destroem sensações de solidão com seu amor incondicional.
Até mesmo os Centros de Prevenção e Controle de Doenças reconhecem que um dos grandes benefícios dos bichos é sua capacidade de aliviar nossa solidão.
Eles costumam ser os melhores ouvintes que podemos querer no fim de um dia cansativo. A cara que eles fazem quando chegamos em casa nos lembra que sempre tem alguém feliz de nos ver.
Segundo pesquisadores da Universidades de Miami e da Universidade de Saint Louis, animais domésticos satisfazem as necessidades sociais dos seus tutores tão bem quanto outros humanos.
Fonte: Brasil Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário