Pulos de locais altos podem ocasionar lesões na coluna do cão



Evitar que o cão pule de locais altos evita lesões e garante uma vida longa e saudável para o animal. 

Muitos donos não costumam levar os animais de estimação ao veterinário por prevenção e em muitos casos o comportamento agitado, alimentação não adequada e falta de atividades físicas podem comprometer a saúde do pet no futuro.

Cachorros que gostam de correr e pular de locais altos são os maiores prejudicados. Cães que sobem e descem escadas várias vezes ao dia, pulam dos degraus e correm atrás de seus donos com frequência tendem a ter problemas na coluna desde cedo. A estrutura óssea e muscular dos cães são naturalmente adaptáveis aos ambientes terrenos menos acidentados e o impacto ao subir e descer escadas podem levar a uma doença chamada de“doença do disco intercalar”, mais conhecida entre os humanos com hérnia de disco.

Por mais que o seu cão não tenha mostrado sinais de dor e incomodo ao praticar os movimentos bruscos de subidas e descidas eles poderão sofrer com dores no futuro. Quando mais velhos eles ficarem, mas serão os sintomas de dores na coluna.

Cães de menor porte estão acostumados a subir e descer do carro, sofá ou cama várias vezes ao dia, mas por ser uma ação muito rápida, o impacto do pulo pode prejudicar e muito a saúde do cão. Neste caso a melhor opção é ensinar gradativamente o cão a agir com mais calma. O ideal é brincar com o animal no chão jogando a bolinha e pedindo para ele devolver no chão também, sem a necessidade de subir inúmeras vezes no sofá ou na cama.

A luxação de patela (osso do joelho), luxação dos ombros (escapulo umeral) ou cotovelo (úmero rádio ulnar), fraturas nos membros torácicos, ruptura do ligamento cruzado, são problemas que acometem cães e que só através do tratamento cirúrgico podem ser corrigidos. É possível iniciar também um tratamento de artrites e/ ou artroses com medicamentos, mas dependendo da evolução da doença, em alguns casos, não há tratamento.

Muitas pessoas não sabem, mas pisos lisos podem trazer sérios problemas para os cães que fazem um esforço enorme nas articulações, tentando manter o equilíbrio em tarefas como sentar ou levantar. Neste caso é importante pensar nos nossos amigões quando fizer uma reforma em casa ou a melhor opção na compra de um novo piso do apartamento.

Objetos que podem ajudar os animais a não comprometer a coluna são as rampas, que podem ser feitas de madeira e revestida de tecido parecido com o material utilizado no sofá. Elas ajudam o cão a subir e descer sem precisar pular. Vale também manter uma rampa no carro, para o embarque e desembarque dos amigões na hora do passeio, elas podem ser feitas de madeira, desde que estejam lixadas e limpas.

Ajude o seu cão a mudar o comportamento aos poucos, incentive-o a subir e descer dos objetos pela rampa e em troca dê petiscos e carinho, aos poucos ele se acostuma e cria o hábito de utilizar os objetos. Mas se você percebeu que o cão está incomodado em algumas situações, está andando diferente ou aparentando dor, procure o veterinário para uma avaliação médica e um melhor diagnóstico.

PETMAG

Um comentário: