Inteligência à toda prova: conheça os 5 animais mais espertos do mundo!




Cada espécie do reino animal nasce ou desenvolve ao longo de sua vida habilidades específicas de reprodução e de sobrevivência em seu habitat específico. Aprendem a resolver diversos problemas e, de forma alguma, o tamanho do cérebro implica necessariamente no quanto cada uma delas pode ser inteligente. Dessa forma, resolvemos listar alguns bichos que se destacam na natureza por sua liderança e sagacidade perante outros bichos e na comunicação com seres humana. Confira:


Porco


Chegam a superar os chimpanzés na inteligência. Fonte: Flickr.
Chegam a superar os chimpanzés na inteligência. Fonte: Flickr.


Certas habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e a dos gatos se tratando de animais domésticos. Eles podem até entender como funciona um espelho! Em experiências realizadas, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo, e a diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam observando pela primeira vez. O resultado foi admirável: eles foram mais bem sucedidos do que os inteligentíssimos chimpanzés.



Polvo

E não é que eles são bons nos trabalhos manuais? Fonte: Flickr.
E não é que eles são bons nos trabalhos manuais? Fonte: Flickr.


Os polvos são os mais inteligentes entre o grupo dos invertebrados. Possuem uma ótima memória no que diz respeito à fatos recentes e do passado. Por incrível que possa parecer, eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta.



Corvo

Podem se lembrar de rostos por muito tempo. Fonte: Flickr.
Podem se lembrar de rostos por muito tempo. Fonte: Flickr.

Assim como os papagaios, os corvos são capazes de imitar sons de palavras e de usar ferramentas armazenando alimentos para o inverno e memorizando experiências que servirão de exemplo em situações futuras. Um exemplo notável foi o de um corvo usando uma folha de árvore como faca para cortar nozes. O objetivo era o de abri-las quando caíssem no chão, deixando carros esmagá-las uma por uma e comendo a semente dentro delas. Além desse feito, eles também podem reconhecer pessoas e lembrar de rostos durante longos períodos de tempo.



Golfinhos

Língua do Pê? Os golfinhos tem um dialeto próprio. Fonte: Flickr.
Língua do Pê? Os golfinhos tem um dialeto próprio. Fonte: Flickr.

Os golfinhos são bastante conhecidos por desenvolver uma linguagem própria e, por meio dela, se comunicarem com outros de sua espécie. Eles são ótimos em obedecer comandos de seus treinadores e até de arrancarem pedaços de esponjas do mar, colocando-as em seus narizes para se protegerem de possíveis machucados.



Elefantes

É a mulherada que lidera todo mundo. Fonte: Flickr.
É a mulherada que lidera todo mundo. Fonte: Flickr.

Por viverem em sociedades hierárquicas os elefantes demonstram grande solidariedade e carinhos com outros animais. As fêmeas, quando estão grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que ajuda a induzir o parto. Possuem o costume de visitar os túmulos de outros elefantes e de fazer rituais fúnebres complexos. São capazes de emitir mais de 75 tipos de som e sempre são liderados em uma manada pela fêmea mais velha, que decide o destino do grupo.



Chimpanzés

Eles sabem até Linguagem dos Sinais. Fonte: Flickr.
Eles sabem até Linguagem dos Sinais. Fonte: Flickr.

Os chimpanzés são conhecidos por terem uma mente similar a dos humanos. Mais do que isso, possuem uma memória melhor do que qualquer outro animal no mundo, e sabem como utilizar ferramentas como pedras e pedaços de galho para quebrar cocos e capturar formigas. Se comunicam bem com pessoas por meio da linguagem de sinais, podem manipular mentalmente outros chimpanzés e atacam sua presas de forma direta e estratégica.


PetMag

Um comentário:

  1. É! Eu tinha certeza que o HOMEM não entraria nesta lista.... pois nenhum destes animais apresentados e qualquer outro, que não seja parasita, destrói seu próprio meio ambiente.

    ResponderExcluir