Mostrando postagens com marcador circosemanimal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador circosemanimal. Mostrar todas as postagens

SEM ANIMAL!




Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS!

As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive abarcar rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011. Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves, passando em cima da vontade da sociedade brasileira.

A ministra Izabella Teixeira posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo. Além disso, Izabella mesmo declarando não concordar com esse uso, assinou a portaria. Já o Ministério da Cultura sempre defende a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.

É bom lembrar que o Projeto de Lei 7291/96, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei.

Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais.

Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!


ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!

CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !

ESCREVA PARA:
ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura
E-mail: cgm@cultura.gov.br
Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162 Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF

IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente
E-mail: gm@mma.gov.br
Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF

Links importantes:

Circo Legal não tem Animal
http://www.wspabrasil.org/wspaswork/udaw/circo-legal.aspx

Abaixo assinado pelo fim dos animais em circos
http://www.petitiononline.com/circobr/petition-sign.html

Sociedade não quer animais em circos
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL846583-15605,00-IMAGENS+CHOCANTES+DE+MAUSTRATOS+A+ANIMAIS.html