Se você acha que só o "banho de gato" é suficiente para o seu bichano, está muito enganado. Saiba o motivo
Aquele “banho” em que o gato dá com a própria língua não basta para deixá-lo livre das impurezas. Na verdade esse hábito tão comum entre os gatos não é exatamente para sua higiene, esse comportamento está mais ligado ao seu instinto de proteção, pois ao lamber-se, seu cheiro acaba sendo camuflado.Mitos como os de que gato não gosta de banho ou tem medo de água, acaba por fim prejudicando os bichanos nesse quesito. Um gato só apresenta rejeição ao banho, se não for acostumado com ele desde pequeno. Portanto deve-se dar banho sim, pois sua língua retira uma parte da sujeira, mas sua saliva não é antibacteriana, logo ele não fica livre de possíveis doenças.
O interessante é dar banhos pelo menos uma vez ao mês, sempre usando produtos específicos para gatos e água morna. Gatos com a pelagem longa também podem ser submetidos a uma tosa higiênica, principalmente nas épocas mais quentes do ano.
Caso prefira não dar banho em casa, existem pet shops e profissionais especializados em banhos para felinos. Basta informar-se. E lembre-se, sempre consulte um veterinário em ralação a qualquer decisão que for tomar sobre esses cuidados com o seu gato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário